sábado, 17 de novembro de 2012


Kaká admite jogar nos EUA no futuro, diz imprensa americana.

Jogador, que tem o irmão Digão atuando no New York, elogia estrutura do da 'Terra do Tio Sam' e afirma que um dia quer atuar na liga americana.






Kaka, Colombia e Brasil (Foto: Mowa Press)

 Kaká ficou concentrado durante três dias em Nova Jersey, nos Estados Unidos. O período serviu para despertar o interesse do jogador doReal Madrid de atuar na Major League Soccer, liga profissional americana de futebol. Em entrevista aos veículos de comunicação da "Terra do Tio Sam", o meia falou da possibilidade e projetou uma transferência para o país no futuro.

- Gosto muito da MLS, gosto de Nova York, e da América. Quem sabe um dia eu não possa jogar aqui. Gostaria que isso acontecesse um dia. Mas não acho que este seja o momento - afirmou o jogador, que participou com destaque do empate por 1 a 1 entre a seleção brasileira e a Colômbia, na última quarta-feira, no MetLife Stadium, em Nova Jersey.
Vale lembrar que o irmão de Kaká, Digão, atua no New York, que também conta com o zagueiro mexicano Rafa Marquez e com o atacante francês Thierry Henry. O meia do Real lembrou ainda que tem vários amigos atuando na MLS.
- Tenhos muitos amigos que jogam nos Estados Unidos. Quem sabe Los Angeles... Tenho o David (Beckham) como um grande amigo que mora lá. Ele fala um monte de coisas boas sobre a cidade - afirmou o meia brasileiro.

Pelé agradece apoio de torcida brasileira após cirurgia no quadril.

Atleta do século afirmou em uma rede social que ainda vai jogar futebol e tênis, em dezembro, porque golfe é coisa de velho.






Pelé posta foto no twitter (Foto: Reprodução / Twitter)Pelé agradece torcida após cirurgia no quadril
Na última quinta-feira, Pelé recebeu alta do hospital Albert Einstein após ter sido submetido a uma cirurgia no quadril.
O Rei do Futebol ficou emocionado com a comoção do povo brasileiro e chorou no primeiro contato que teve com os jornalistas após a operação.
Nesta sexta-feira, no Twitter, Pelé mais uma vez agradeceu a todos que oraram e torceram por sua recuperação. Além do agradecimento brincando com sua idade, o atleta do século também postou uma foto.
- Obrigado a todos pelos desejos de melhora! Estou de volta em casa me sentindo muito bem. Em Dezembro já vou estar jogando futebol e tênis, porque golfe é coisa de velho!
Pelé caminhará com auxilio por algumas semanas, enquanto o local da cirurgia ainda não está cicatrizado, e ficará em repouso absoluto nos próximos dois meses.

Com 'dramatização', jogadores do Peixe zombam do pênalti de Neymar.

Antes do treino no CT, santistas reproduzem a cena do chute errado do atacante em amistoso da Seleção contra a Colômbia, nos Estados Unidos.


Neymar foi a atração do treinamento desta sexta-feira à tarde, no CT Rei Pelé. Mas por um motivo não tão bom para ele. Em sua reapresentação ao Santos, depois de defender a Seleção no empate por 1 a 1 com a Colômbia, na última quarta-feira, nos Estados Unidos, o atacante foi alvo de piadas dos companheiros. No jogo, ele fez um gol, mas ficou marcado pelo pênalti desperdiçado de forma bizarra, mandando a bola muito acima da trave do goleiro Ospina. Sem dó, os companheiros de Peixe não deixaram de zombar do pênalti, que rendeu inúmeras piadas ao redor do mundo.
Neymar cumprimentou os colegas e até deu um abraço de boas-vindas no zagueiro Neto, primeiro reforço de 2013. Mas depois teve de ver a brincadeira, organizada pelos amigos.
André pegou um objeto de treino físico para usar como uma espécie de “morrinho”, para fazer a bola subir ainda mais. João Pedro foi o responsável por fazer o papel do craque. Autorizado pelo “árbitro” e zagueiro David Braz, João Pedro imitou até a corrida de Neymar e isolou a bola para o mais alto que conseguiu, arrancando risos de todos. Na sequência, André “consolou” João Pedro, da mesma forma que o são-paulino Lucas fez com Neymar.

Assistindo a tudo de camarote, o técnico Muricy Ramalho aprovou a brincadeira e confessou que não se recorda de um pênalti batido tão alto como esse. Questionado sobre se o erro parecia com o do italiano Roberto Baggio na final da Copa do Mundo de 1994 contra o Brasil, o treinador respondeu:
– O do Baggio não foi tão alto assim. Rapaz, não me lembro de um pênalti batido a essa altura. Deve ter tido algum, mas não me recordo puxando pela memória.
Muricy garante, porém, que Neymar segue como batedor oficial do Peixe e, caso haja uma nova penalidade neste sábado, contra o Figueirense, às 19h30m (de Brasília), na Vila Belmiro, o atleta será o responsável pela cobrança.
– O Neymar é um menino que não se abate por nada. Amanhã (sábado), ele vai pegar a bola e bater. Isso é personalidade. Parece que o gramado estava ruim, não sei. A bola subiu demais. É estranho, difícil explicar – finalizou o treinador. 

Fã de Rentería, colorado acompanha treino com camisa do Millonarios.

Luís Alberto Rocha exibe orgulhoso o presente do atacante colombiano.



A eliminação do Grêmio na Copa Sul-Americana, com dois gols do ex-colorado Rentería, fez a alegria da torcida do Inter. Na tarde desta sexta-feira, o colorado Luís Alberto Rocha acompanhou o treino e esperou a saída dos jogadores com a camisa do colombiano do Millonarios, clube que venceu o rival tricolor por 3 a 1 nesta quinta e garantiu vaga na semifinal da competição.
- A emoção foi muito grande, ainda mais que hoje é meu aniversário. O Rentería me deu a camisa no hotel (onde a delegação colombiana ficou hospedada em Porto Alegre) na semana passada e falou assim: “Lá na Colômbia vai ser diferente” – afirmou o torcedor, que é colecionador de camisas.
Torcedor do Inter com a camisa de Rentería acompanha treino (Foto: Diego Guichard / GLOBOESPORTE.COM)Torcedor do Inter com a camisa de Rentería acompanha treino (Foto: Diego Guichard/GLOBOESPORTE.COM)
Mas a euforia da eliminação do arquirrival ficou apenas na torcida. Na entrevista coletiva depois do treino, o treinador colorado Fernandão foi questionado sobre a eliminação do Grêmio. Respondeu a questão com respeito.
- Eu me preocupo só com minha casa. Isso é coisa de torcedor. Sou profissional e sempre respeitei muito o outro lado – comentou o treinador.

Campeão brasileiro, Fluminense fica em primeiro no novo ranking nacional.

Time pula da 12ª posição para a liderança em relação ao antigo modelo. Na contagem parcial, Corinthians fica em segundo, com Vasco logo em seguida.

O Fluminense é o primeiro do Brasil. A afirmação a seguir pode parecer uma constatação do título do Campeonato Brasileiro conquistado pelo time no último domingo após vencer o Palmeiras por 3 a 2, em Presidente Prudente. Mas não, não é isso. A afirmação é referente ao novo Ranking Nacional de Clubes da CBF. A divulgação oficial da entidade sairá após o término das competições nacionais, e baseado no novo critério adotado, o GLOBOESPORTE.COM fez as contas, chegando aos 16.208 pontos alcançados pelo Tricolor.

A pontuação representa uma ascensão da 12ª colocação do último ranking divulgado para a liderança. Os novos critérios privilegiam os desempenhos mais atuais. Campeão de 2012, o clube faturou 4.000 pontos, já que os 800 pontos dedicados ao primeiro colocado foram multiplicados por cinco. O RNC mede o desempenho nos últimos cinco anos, dando peso maior aos anos mais recentes. E o Fluminense levou ainda 2.000 pontos pelo bônus concedido aos clubes que participam da Libertadores - independentemente da fase em que foi eliminado.
A explicação está nas conquistas mais recentes. Além do título de 2012, o Fluminense levou também o campeonato em 2010, além da terceira posição em 2011. Com isso, ganhou bônus por três participações na Libertadores, com peso um (2008), quatro (2011) e outra por cinco (2012). Resultado comemorado pelo artilheiro do time.
- Só mostra o crescimento do clube em todos os aspectos. Pelo que estamos acompanhando dos projetos, é só o início. Vai do extracampo para dentro de campo. Jogadores de qualidade, comissão técnica diferenciada... Desde 2008 que o Fluminense só cresce e merece essa primeira posição quando o ranking for anunciado - declarou Fred.
Outros times, no entanto, tiveram uma queda considerável. Até o momento, eram levados em conta os resultados em competições nacionais desde 1959, ano em que o primeiro campeonato abrangendo todo o país foi disputado. O Palmeiras era o líder, seguido do Santos, Vasco, Grêmio e Flamengo. O primeiro pode ficar em oitavo e o segundo em nono, considerando as atuais posições no Brasileiro. Grêmio e Flamengo perderiam uma e duas posições, respectivamente.
O time na sequência é o Corinthians, sexto colocado no antigo ranking. O Timão, no entanto, deve pular para segundo. Mas uma das maiores trocas seria do Atlético-GO, que sairia da 46ª posição para a 18ª. O Avaí é outro time com boa mudança: 38º para 20º. Os catarinenses tiveram a sua melhor participação na Série A em 2009, terminando em sexto.
Algumas posições ainda podem mudar até o fim das Séries A, B e C do Brasileirão. O São Paulo, por exemplo, atualmente em quarto, pode passar o Vasco, caso assuma a terceira posição e o time carioca permaneça no atual sétimo lugar. Certo apenas é que Fluminense e Corinthians não perdem a primeira e a segunda posições no ranking, respectivamente.
Vale lembrar que foram levadas em consideração as classificações atuais das Séries A e B deste ano, e na Série C os quatro semifinalistas receberam uma pontuação padrão do que corresponde ao terceiro colocado. A Série D já foi encerrada.

Veja a lista dos 50 primeiros clubes da lista, que conta com 231 componentes:
Info_RANKING-NACIONAL (Foto: infoesporte)

quarta-feira, 14 de novembro de 2012







Espanha goleia, mas Panamá rouba a cena com cavadinha e 'festa de título'.

Autor de 'gol heróico' festeja à la Cristiano Ronaldo e leva público ao delírio.



Na estreia do uniforme que será utilizado na Copa das Confederações de 2013, em junho, no Brasil, a Espanha atravessou o Oceano Atlântico para um amistoso contra o Panamá nesta quarta-feira e goleou a seleção da América Central por 5 a 1. Mas quem roubou a cena foi o volante Goméz. Quase no fim da partida, fez o gol de honra com uma cavadinha em cobrança de pênalti e comemorou à la Cristiano Ronaldo, pedindo calma à torcida, que foi ao delírio e comemorou o feito como se fosse um título.
O atacante Villa voltou a iniciar um jogo pela Espanha exatos 365 dias depois de sua última entrada em campo entre os 11 iniciais da seleção - curiosamente, em partida disputada na mesma região, contra a Costa Rica. Após aquele amistoso, o atacante sofreu uma fratura na tíbia que o afastou dos gramados por quase dez meses. O retorno à titularidade veio em grande estilo: o técnico Vicente del Bosque o escalou como capitão da Fúria.
Pedro Rodriguez, Panamá e Espanha (Foto: Agência EFE)Pedro Rodríguez foi um dos destaques da seleção espanhola 
Pedro, Villa e Iniesta brilham
O maior goleador da história da seleção espanhola não decepcionou, assim como Pedro, que tem sido mais valorizado na seleção do que no Barcelona. O amistoso contra os panamenhos serviu para confirmar o atacante como o artilheiro da Espanha em 2012. Aos 16 minutos, Pedrito tabelou duas vezes com Iniesta - outro nome importante do jogo -, livrou-se da marcação com um lindo giro de corpo e chutou cruzado para abrir o placar.
Mesmo contra a inofensiva seleção do Panamá, o estilo de jogo espanhol foi o mesmo que elevou a equipe ao posto de melhor do mundo nos últimos anos: manutenção da posse de bola, poucos, mas certeiros chutes, e lampejos de genialidade das estrelas do time. Assim nasceu o segundo gol aos 29 minutos. Iniesta fez fila dentro da área panamenha e cruzou para Villa marcar seu 53º gol em 85 partidas.
À vontade com a camisa vermelha, Pedro voltou a fazer uma nova linda jogada que coroou seu sexto gol pela Fúria no ano. Aos 43, o jogador do Barcelona recebeu passe em profundidade de Mata, fez uma finta que desconcertou o goleiro, e chutou para fazer o terceiro. A segunda etapa serviu para Del Bosque promover diversas mudanças na equipe - seis no total.
Comemoração da Espanha contra o Panamá  (Foto: Agência EFE)Estrelas da Fúria festejam goleada sobre os panamenhos 
Uma das substituições promoveu uma comovente troca de gentilezas. Ao ver que Casillas entraria no lugar de Valdés, Villa correu para entregar a faixa de capitão ao goleiro, que se negou a aceitá-la, deixando o companheiro com a braçadeira até ser substituído aos 27 minutos. A entrada do goleiro do Real Madrid o deixou a um jogo de alcançar uma marca histórica. O arqueiro defendeu a Fúria pela 143ª vez, igualando-se ao sueco Ravelli como o goleiro que mais disputou partidas por seleções.
CR7 ou Loco Abreu? Panamenho rouba a cena
Sergio Ramos, que entrou no segundo tempo, ampliou para 4 a 0 com um golaço de falta, aos 36 minutos, e comemorou imitando o velocista Usain Bolt. Susaeta marcou o quinto, aos 38, após cruzamento de Navas pelo lado esquerdo.
Mas o lance mais comemorado do amistoso ficou para o fim e foi protagonizado pelos donos da casa. O volante Gabriel Gómez se colocou como personagem digno de estátua no Panamá, aos 41 minutos da segunda etapa. Barahona sofreu falta de Fàbregas dentro da área, e o árbitro marcou pênalti. Gómez cobrou com cavadinha e ainda tirou onda pedindo calma à torcida, imitando um gesto tradicional de Cristiano Ronaldo. Apesar da goleada sofrida, a festa no país foi garantida.
Gabriel Gomez comemora gol do Panamá contra a Espanha (Foto: Agência AFP)Herói nacional? Gabriel Gómez comemora o histórico gol contra a Espanha 

Com direito a 'gol taekwondo', Ibra faz quatro e derruba Inglaterra na Suécia.

Faixa preta, atacante marca um dos gols mais bonitos da temporada e é o grande destaque da inauguração da moderna Friends Arena, em Estocolmo.




O dia 14 de novembro de 2012 ficará marcado na memória dos suecos e, principalmente, na vida do atacante Ibrahimovic. Faixa preta de taekwondo, o craque do Paris Saint-Germain marcou quatro vezes na vitória da Suécia por 4 a 2, no amistoso que marcou a inauguração da moderna Friends Arena, em Estocolmo, com direito a um golaço que lembrou um golpe de arte marcial para fechar o placar.
Ao sair de campo, Ibra foi ovacionado pelos torcedores que prestigiaram a inauguração do estádio e acabaram agraciados com uma atuação histórica do atacante. Curiosamente, a Fifa divulgou nesta quarta a lista dos 10 gols mais bonitos do ano, mas o feito do sueco está fora da disputa do Prêmio Puskas.Ibrahimovic gol Suécia (Foto: Reuters)A Friends Arena foi construída para substituir o Rasunda, onde o Brasil venceu a Copa do Mundo de 1958 e que será demolido no ano que vem para virar uma área residencial. Fica a menos de 1 km do estádio antigo e assim como ele pertence à Federação Sueca e à prefeitura de Solna - em conjunto com três firmas envolvidas na obra, que custou R$ 850 milhões.
As seleções entram em campo pelas eliminatórias da Europa para a Copa do Mundo de 2014 apenas em março. Na segunda colocação do Grupo C, com sete pontos, a Suécia recebe a Irlanda dia 22. Já a Inglaterra, que está na vice-liderança do Grupo H, com oito, visita San Marino no mesmo dia.Friends Arena (Foto: EFE)

Jogando com o apoio dos torcedores, que lotaram a Friends Arena, o time da Suécia começou melhor. Com um toque de bola rápido, chegava com mais volume ao ataque. Mesmo assim, o primeiro lance de perigo só ocorreu aos 19. Olsson chegou pela esquerda e cruzou rasteiro paraIbrahimovic, que pegou de primeira. A bola bateu no zagueiro, mas o próprio atacante aproveitou o rebote e, de bico, colocou no ângulo de Hart.
A Inglattera não se abateu e respondeu logo depois. Johnson recebeu na entrada da área e chutou forte, a bola passou cruzando a área, Cleverley deu carrinho, mas o desvio foi para fora.
Steven Caulker gol Inglaterra (Foto: Reuters)Steven Caulker (6) é abraçado pelos companheiros
após o segundo gol da Inglaterra 
Os torcedores suecos quase comemoraram o segundo gol aos 31. Após uma saída errada do goleiro Hart, Ibra recuperou a bola e deixou Young sozinho, mas o atacante finalizou por cima do gol, perdendo uma ótima oportunidade. O lance custou caro. Três minutos depois, Welbeck recebeu belo cruzamento e empatou para a Inglaterra, que já equilibrava o jogo.

Aos 38, Sterling avançou pelo meio e foi derrubado. Gerrard cobrou a falta fechado, e Caulker entrou sem marcação para virar para os ingleses.

Ibra brilha na etapa final
O segundo tempo começou com uma grande pressão da Inglaterra. Gerrard comandava as investidas da equipe. Foi o próprio capitão que por pouco não aumentou. Aos 22, ele pegou de primeira um rebote da zaga. A bola passou raspando a trave direita de Isaksson.
Aproveitando o amistoso, o técnico inglês, Roy Hodgson, fez três substituições de uma vez. A Suécia, que não queria perder, aproveitou a troca no sistema adversário e cresceu. A estrela do ídolo Ibrahimovic brilhou. Aos 32, o atacante recebeu lançamento longo,matou no peito e bateu de primeira para empatar tudo. Não satisfeito, o craque ainda foi responsável pela virada dez minutos depois. Ele aproveitou uma cobrança de falta na entrada da área e chutou forte, no cantinho de Hart, que não teve chance. Delírio na Friends Arena.

Antes do apito final do árbitro, Ibrahimovic ainda fez um dos gols mais bonitos da temporada. O atacante aproveitou uma saída errada de Hart e, de muito longe, pegou um lindo voleio, encobrindo o goleiro inglês: golaço para ficar marcado na história do futebol. No fim do jogo, ele foi ovacionado pelos torcedores.


Brasil 'escorrega' no jogo mil e só empata com a Colômbia nos EUA.

Adversário sai na frente, com um gol de Cuadrado. Neymar empata com golaço, mas depois erra pênalti que poderia ter dado vitória à Seleção.




Herói e vilão. Principal jogador da seleção brasileira na era Mano Menezes, Neymar terá boas e más lembranças do jogo mil do time verde e amarelo, segundo as contas da CBF. Salvador por ter marcado o gol de empate, o craque perdeu um pênalti após escorregada e o amistoso com a Colômbia, em
Nova Jersey, terminou 1 a 1.

Terceira colocada nas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2014, a Colômbia, como esperado, foi um ótimo teste para a Seleção. Jogou para frente, aberto, pressionou e deu espaços. Tudo que a comissão técnica e o elenco brasileiro esperavam. O empate, de qualquer forma, mantém o Brasil em ótima sequência.
Depois das Olimpíadas de Londres, onde foi medalha de prata com um time sub-23, a seleção principal vem de seis vitórias e uma igualdade. Destaque no empate contra a Colômbia, mais uma vez, para Kaká. O meia do Real Madrid, que fez sua terceira partida com Mano Menezes, foi novamente bem e participou ativamente do jogo.
O próximo compromisso da Seleção será na quarta-feira, contra a Argentina, na Bombonera, em Buenos Aires, pela decisão do Superclássico das Américas. Porém, Mano Menezes só poderá contar com os atletas que atuam no futebol brasileiro, entre eles Neymar e Lucas. Vale lembrar que para o duelo o comandante canarinho chamou o atacante Fred e mais quatro atletas do Fluminense, atual campeão brasileiro.
Comemoração do Neymar contra a Colômbia (Foto: Mowa Press)Neymar comemora o belo gol marcado sobre a Colômbia, nos Estados Unidos 
Cada um no seu "Cuadrado"
Kaka, Colombia e Brasil (Foto: Mowa Press)Kaka foi um dos destaques da Seleção na etapa
inicial do duelo nos EUA
A seleção brasileira não perdeu tempo no início da partida. Com bom toque de bola, o time de Mano Menezes foi para cima da Colômbia. O adversário, no entanto, fez valer o entrosamento que o coloca como terceiro colocado nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014 e deu trabalho nos contra-ataques.
Muitas vezes, a Colômbia teve chances por erros de saída de bola por parte dos brasileiros. Desse jeito, Falcao Garcia, Armero e Valencia tiveram boas chances, mas foram desarmados antes da conclusão. Aliás, a seleção brasileira entrou em campo com forte pegada, mas ainda faltava tranquilidade na armação.
Foi quando Kaká e Neymar chamaram a responsabilidade e criaram as melhores chances da Seleção. Aos 31 minutos, aliás, o meia do Real Madrid por pouco não marca um golaço. Ele recebeu perto da meia-lua e bateu por cobertura, acertando o travessão do goleiro Ospina. Antes, ele e o santista tinham arriscado. Sem sucesso.
Enquanto o Brasil se arriscava no ataque, a Colômbia, pacientemente, esperava novos contra-ataques. Sempre com toque de bola rápido. Empolgada, a torcida colombiana, maioria no estádio, gritava até "olé". Mas foi Neymar quem quase marcou. Aos 23 minutos, o craque cabeceou cruzamento de Daniel Alves e Ospina fez grande defesa.
Sem ligar para a pressão brasileira e com muita personalidade, o time colombiano encontrou espaço pela esquerda e abriu o marcador aos 43 minutos. Rodriguez deu belo passe em profundidade para Cuadrado, que passou nas costas de Leandro Castán, entrou na área e bateu cruzado. Diego Alves tentou, mas deixou a bola passar.
Neymar: herói e vilão
Thiago Silva Brasil x Colômbia (Foto: Mowa Press)Thiago Silva teve trabalho com os atacantes
da Colômbia 
Em desvantagem, a seleção brasileira tratou de logo de cara ir ao ataque em busca do empate. E ele não saiu porque Ospina fez uma linda defesa. Kaká, de novo ele, fez grande jogada pelo meio e colocou Neymar em ótima condição no primeiro minuto do segundo tempo. O craque do Santos bateu colocado, mas o goleiro salvou.
Depois desse lance, o Brasil demorou a engrenar de novo. Sem uma referência no ataque, estava complicado. Mas no momento em que Mano Menezes chamou Leandro Damião no banco de reservas, aos 16 minutos, Kaká deu ótimo passe de letra para Neymar. O garoto avançou e bateu colocado. Ospina, mais uma vez, defendeu.
Mas a estrela da Seleção não desistiu. Pelo contrário, insistiu. E deu certo. Aos 18 minutos, Neymar avançou pela esquerda, driblou dois marcadores e bateu colocado, marcando um lindo gol de empate. Justamente no dia em que foi novamente indicado para o prêmio da Fifa de gol mais bonito do mundo - ele é o atual vencedor.
Na tentativa da virada, o time de Mano Menezes apertou a marcação no meio de campo. Mas a Colômbia, guerreira, não facilitava e sempre que possível chegava com perigo. Aos 28 minutos, a primeira alteração no Brasil: saiu Thiago Neves e entrou Lucas. Damião, chamado antes do gol, continuou no banco.
Melhor em campo, o Brasil avançou aos poucos para o ataque até encontrar mais espaços. E aos 33 minutos, após receber na grande área, Daniel Alves foi derrubado na grande área. Pênalti. Prontamente, Neymar pegou a bola e se preparou para cobrança, aos 35. Mas o chute do craque passou longe do gol. Muito longe. Na hora da batida, ele escorreu na grama.
BRASIL 1 X 1 COLÔMBIA
Diego Alves, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Leandro Cástan (Fábio Santos); Paulinho, Ramires, Kaká e Oscar (Giuliano); Thiago Neves (Lucas) e Neymar. Ospina, Yepes, Cuadrado, Carlos Sanchez e Armero; Torres (Ramires), Valencia, Moschera e James Rodríguez; Falcao Garcia e Jackson Martinez (Gutierrez).
Técnico: Mano MenezesTécnico: José Pekerman
Gols: Cuadrado, aos 43 minutos do primeiro tempo; Neymar, aos 18 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Leandro Castán e Ramires (Brasil); Yepes e Armero (Colômbia)
Árbitro: Mark Geiger (EUA)
Auxiliares: CJ Morgante (EUA) e Peter Manikowski (EUA)
Local: MetLife Stadium, em Nova Jersey, nos Estados Unidos
Público: 38.624 pagantes


'Vem jogar aqui', disse Neymar em brincadeira com Ronaldinho Gaúcho.

Atacante do Santos afirma que está sempre em contato com o meia do Atlético-MG, mas nega que tenha convidado oficialmente o amigo.




Neymar, Chega em Nova Jersey (Foto: Leandro Ferreira / Agência Estado)Neymar está com a Seleção em Nova Jersey
(Foto: Leandro Ferreira / Agência Estado)
No início da semana, o nome de Ronaldinho Gaúcho apareceu como especulação no Santos. Muito embora o presidente Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro tenha negado interesse, Neymar afirmou nesta terça-feira, em Nova Jersey, onde está com a seleção brasileira, que sempre convida o amigo para o Peixe. Mas de brincadeira.
- O Ronaldinho é um grande amigo. Meu e da minha família. Sempre que estamos em contato com um grande jogador, brincamos: 'vem jogar aqui'. Houve uma brincadeira com o Ronaldinho, sim, mas nada além disso - declarou o santista.
Neymar e Ronaldinho Gaúcho já estiveram juntos na seleção brasileira. Uma nova parceira no clube seria interessante para o garoto, que tem contrato até a Copa do Mundo de 2014, mas espera um time mais forte no Peixe para dar sequência ao trabalho. Robinho, outro que está na mira do Santos, é querido pelo atacante.
- Eu assinaria com os dois. Fácil! - resumiu o craque.
Questionado mais uma vez sobre a sua permanência no futebol brasileiro até a Copa do Mundo, Neymar reafirmou que essa é a sua ideia. Mas...
- Até quando vocês vão me perguntar isso? (risos) Já estou cansado. Tenho contrato com o Santos até 2014 e vou procurar cumprir o meu contrato. Se eu vou ficar ou vou sair antes, depende do nosso presidente - finalizou o jogador do Peixe.
Nesta quarta-feira, às 22h30 (de Brasília), o Brasil faz amistoso contra a Colômbia, no MetLife Stadium, em Nova Jersey, nos Estados Unidos. A partida terá transmissão ao vivo da TV Globo, do SporTV e do http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/ O site também acompanha os lances do duelo em Tempo Real.


Abuda relembra teste no Chelsea e revela torcida pelo Timão no Mundial


Antiga promessa da base alvinegra, atacante chegou a treinar por 15 dias no clube inglês em 2004. No Japão, ele dá dicas para Tite sobre o possível rival.



Abuda Gifu Japão (Foto: Divulgação)Abuda, com a camisa do Gifu, do Japão 
A passagem de Abuda pelo Corinthians terminou de forma abrupta em 2005. Considerado uma das grandes promessas da base alvinegra, o atacante não rendeu o esperado no profissional e acabou dispensado. Passou, então, a rodar o mundo pelo futebol. Além de vários clubes do interior do Brasil, passou por Alemanha, França, Bélgica e Portugal. Atualmente, está no Japão. Nenhuma passagem, no entanto, foi tão curta quanto a que teve pelo Chelsea em 2004. Sim, Abuda, revelado no "Terrão do Parque São Jorge", passou pelo clube inglês que pode ser o rival do Timão na final do Mundial de Clubes.
Desde julho, o atacante joga no modesto Gifu, recém-rebaixado à terceira divisão do Campeonato Japonês. As lesões que dificultaram a adaptação no país do Oriente foram superadas, e ele torce por uma renovação para o ano que vem. Situação complicada, bem diferente da vivida em 2004.
Em alta após o título o Mundial Sub-17 pela Seleção, Abuda chamou a atenção do Chelsea e, graças ao empresário Wagner Ribeiro e à parceria do Timão com a MSI de Kia Joorabchian, partiu para uma promissora passagem pelo clube inglês.
Sou corintiano até a morte. Vou estar de férias no Brasil, mas torcendo para o Timão ser campeão mundial"
Abuda
– Fui campeão mundial pela Seleção em 2003, na Finlândia, e havia vários olheiros ali. Comunicaram à delegação e, quando cheguei ao Brasil, mandaram um convite ao Corinthians. O Chelsea estava interessado em um período de testes. Era o grupo do José Mourinho, e queriam me ver treinando de perto. Treinei por 15 dias lá, mas não sei por que não fechou a negociação. Alguma coisa aconteceu e até hoje não sei – diz Abuda, por telefone, do Japão. 
Em Londres, o atacante encontrou um “paraíso”. Segundo ele, os 15 dias de treinos foram tão proveitosos que pareceram um ano, de tão grande a atenção e a mordomia oferecidas pelos funcionários do Chelsea. Tratamento diferenciado que, ainda assim, não foi o bastante para superar o amor que mantém pelo Timão.
– Sou corintiano até a morte. Vou estar de férias no Brasil, mas torcendo para o Timão ser campeão mundial. Sei que têm muitos rivais torcendo contra, mas dá Corinthians, com certeza.  
Mesmo de longe, ele tenta ajudar de outra forma: dando dicas ao técnico Tite. Dos jogadores que permanecem no Chelsea, Abuda pede atenção especial com o meia Frank Lampard e o zagueiro John Terry.
–  Tive pouco contato com os jogadores no Chelsea, mas treinei com Terry, Drogba, Lampard, Makelele. São jogadores de alto nível, que eu pensava que nem iriam falar comigo e foi completamente diferente. Pelo tempo que se passou, o elenco e comissão técnica já foram renovados. Mas têm dois que o Corinthians tem de tomar cuidado. O Terry é muito forte na bola área, nas bolas paradas. É muito bom de cabeça. Também tem os chutes de longa distância do Lampard. Todo mundo sabe que ele tem uma boa pontaria – diz Abuda.
Abuda no Corinthians (Foto: Fernando Pilatos / Futura Press)Abuda, treinando no Corinthians, em 2003 
‘Cabeça difícil’ e pato aqui e acolá
Os motivos que o levaram de volta ao Corinthians, no entanto, Abuda jura não saber. O momento vivido pelo Timão na época era conturbado: chegada da MSI, reformulação no elenco e muitos dólares de origem desconhecida. A ligação estreita de Kia Joorabchian com o russo Roman Abramovich, que poderia ter facilitado a transferência, não ajudou - a longo prazo, a turbulência política no Corinthians ocasionou sua própria saída. De volta do Chelsea, Abuda foi recebido por um técnico bem conhecido os corintianos: Tite.
– Tive dois convites da Europa, do Chelsea e do Milan, mas só o Chelsea oficializou. Na época, meu empresário era o Wagner Ribeiro, que recebeu o convite e me comunicou. Assim que cheguei a São Paulo, já falavam que eu tinha sido vendido, sem eu saber. O diretor do Chelsea, que se chamava Wiliam, falou que iam me comprar, pediu para eu ficar pelo menos mais um mês. Mas eu não quis, para não me prejudicar no Corinthians. Fizeram contrato para ficar só 15 dias, não podia ficar nem mais, nem menos – diz Abuda.
O antigo empresário de Abuda, no entanto, tem uma versão diferente para a passagem frustrada pelo Chelsea. Segundo Wagner Ribeiro, o Corinthians tinha grande interesse em concretizar a negociação, porque o valor de compra já estava até estipulado e agradava ao ex-presidente Alberto Dualib. A personalidade forte de Abuda teria complicado a adaptação a Inglaterra e irritado os dirigentes do Chelsea.
Abuda Gifu (Foto: Site oficial do Gifu)Abuda comemora gol pelo Gifu 
– Conhecia uma pessoa lá no Chelsea, que me ajudou a fazer essa ponte, mas ele não vingou. Ficou lá uns 15 dias, só treinando. Foi para lá com um valor estipulado de compra, já tinha tudo acertado, mas devolveram – diz Ribeiro.
– Ele teve muita dificuldade lá... Além da língua, ele não gostou, não queria ficar. Tinha uma cabeça difícil. O  Dualib queria muito que ele ficasse lá, até porque seria um bom valor para o Corinthians. Mas ele reclamou de tudo. Da comida, do frio, da língua... – completa o empresário.
Abuda, no entanto, contesta a versão de Wagner Ribeiro. Mas admite que uma iguaria muito servida no país realmente o incomodou na Inglaterra: o pato.
– Frio estava bastante. Só comi coisas que não sou acostumado a comer. Odeio pato, comi muito pato lá. Tinha uma tradutora brasileira, morava lá há mais de 20 anos, e o pessoal do Chelsea também correu atrás para facilitar as coisas. Fiquei muito decepcionado porque não fechou. Até hoje procuro saber, mas o pessoal evita comentar. É bola para frente – diz Abuda.


Santos mira Montillo e conta com 'fator Neymar' para contratá-lo.

Peixe pode contar com ajuda de patrocinador, que detém parte dos direitos do argentino do Cruzeiro.



Montillo no treino do Cruzeiro (Foto: Fernando Martins / Globoesporte.com)Montillo, durante treino do Cruzeiro
(Foto: Fernando Martins / Globoesporte.com)
O Santos segue na busca por um novo camisa 10, capaz de substituir Paulo Henrique Ganso. Ao mesmo tempo em que observa a situação de Ronaldinho Gaúcho, em fim de contrato com o Atlético-MG, o clube mira o argentino Montillo, do Cruzeiro.
Pessoas ligadas à diretoria do Peixe têm dito que o meia quer atuar ao lado de Neymar. A negociação, segundo essas fontes, poderia ser finalizada com a ajuda do BMG, patrocinador master do uniforme do Santos (e também do Cruzeiro) e dono de parte dos direitos econômicos do atleta.
Não seria, porém, uma negociação fácil. A Raposa, dona de 60% dos direitos, já recusou oferta de aproximadamente R$ 20 milhões do Corinthians no início deste ano e não deve facilitar a transferência.
Nos bastidores do Santos, dirigentes aprovam o nome do argentino, mas reconhecem a dificuldade financeira da contratação. Como de praxe, tanto o vice-presidente Odílio Rodrigues quanto o gerente de futebol Nei Pandolfo não confirmam, nem desmentem, o interesse por Montillo. Postura parecida com a do diretor de futebol do Cruzeiro, Alexandre Mattos, que espera o fim do Brasileirão para comentar sobre saídas e chegadas de atletas.
Montillo tem boa relação com o Neymar. E quem não gostaria de atuar ao lado dele hoje? Todos querem, tomara que isso aconteça"
Sergio Irigoitia, empresário de Montillo
Entretanto, o técnico Muricy Ramalho, do Peixe, deixou escapar nas entrelinhas que o argentino está na pauta do clube, ao ser questionado sobre possíveis reforços para 2013.
- É outro interessante também (risos). Não dá para falar muito mais do que isso - disse o treinador, quando questionado diretamente sobre o meia, em entrevista à Rádio Bandeirantes.
Após a novela envolvendo o Timão e até o São Paulo, outro interessado por Montillo, o meia renovou seu vínculo no início da temporada com o Cruzeiro até o fim de 2015. Ao lado do goleiro Fábio, ele tem um dos maiores salários do clube. O presidente Gilvan de Pinho, inclusive, usou a permanência do argentino como carro-chefe da sua gestão e pedia 15 milhões de euros (cerca de R$ 35 milhões) para liberar o atleta.
Montillo, por sua vez, não fecha as portas para nenhum clube. O argentino se diz concentrado no Cruzeiro até o fim da competição nacional e deixa seu futuro nas mãos do empresário Sergio Irigoitia, que confirma o desejo do atleta de formar dupla com o craque santista e mostra empolgação com a possibilidade. O agente afirma que hoje ele é atleta da equipe mineira e não foi procurado por nenhum representante do Peixe, mas garante que o meia continuará no Brasil em 2013, independentemente do time.
- Hoje ele é jogador do Cruzeiro, está bem e não falamos com nenhum time do Brasil, mas o futebol muda muito. Se houver uma proposta boa para todas as partes, conversaremos. Ele tem uma boa relação com o Neymar. E quem não gostaria de atuar ao lado dele hoje? Todos querem, tomara que isso aconteça. Ele é um fora de série, o melhor do continente. Imagine Montillo e Neymar juntos? - diz o empresário.
Na mesma posição de Montillo, o Santos já desistiu de Renato Augusto, do Bayer Leverkusen, da Alemanha, pois o clube alemão aumentou a pedida estipulada após a primeira proposta. Diego, ídolo da geração de 2002 e atualmente no Wolfsburg, também da Alemanha, é considerado "fora da realidade" financeira do clube. Enquanto isso, Diego Souza, do Al-Ittihad, da Arábia Saudita, não é visto como prioridade - só seria contratado se surgisse "um negócio de oportunidade".
Com campanha irregular no Brasileirão, no qual ocupa a 10ª colocação, o Cruzeiro pode usar a venda de Montillo para conseguir caixa e investir em um time mais competitivo para 2013. 

 Mesmo se o Verdão cair, Sampaio promete ‘time de Série A’ em 2013.

Gerente diz se basear na grandeza do clube e descarta mudar planejamento caso a equipe dispute a segunda divisão nacional na próxima temporada.




O possível rebaixamento no Campeonato Brasileiro não mudará os planos do Palmeiras para a próxima temporada. Pensando também na disputa da Taça Libertadores da América, torneio no qual a equipe assegurou vaga com o título da Copa do Brasil, o gerente de futebol Cesar Sampaio quer montar um time competitivo. Mesmo se o Palmeiras cair para a segunda divisão, o dirigente almeja um elenco com nível de Série A.
Sem ignorar a atual situação do clube, que não depende somente de si para se salvar da degola, Sampaio diz acreditar que o plantel deve ser formado exclusivamente por atletas que se sintam seduzidos em defender o Palmeiras.
– A marca do Palmeiras exige que os atletas tenham condições de defender a instituição. Independentemente da competição que dispute. Para jogar em grandes clubes, os jogadores precisam ter capacidade técnica para responder as necessidades da equipe. Temos apelado muito para isso. Queremos jogadores que queiram jogar aqui. Nada de jogar a Série A ou B – afirmou o dirigente.
Gilson Kleina, treino Palmeiras grupo (Foto: Luis Moura / Agência Estado)Elenco do Palmeiras pode ser muito reformulado para 2013 .
O gerente de futebol acredita que a grandeza do Palmeiras no contexto nacional também deve ser levada em conta pelos possíveis reforços, que integrarão o elenco em 2013. Ao clube, cabe analisar e balancear os acertos e erros da temporada para repeti-los e evita-los, respectivamente. Na opinião de Sampaio, montar uma estratégia para o próximo ano é tão importante quanto terminar o presente de maneira positiva.
– Tudo é uma troca. O valor da marca, independentemente da competição, é um fato. É uma realidade que temos de respeitar. O planejamento é para que se possa corrigir os erros, como no fim do ano passado. Temos de replicar o que deu certo, administrativamente falando também – argumentou.
Assim como já busca opções no mercado para otimizar seu grupo de jogadores, o Palmeiras também vem recebendo contatos de outros times, interessados nos atuais atletas alviverdes. Porém, a diretoria evita divulgar quaisquer informações em relação a transferências. Notícias sobre reforços, só quando houver propostas concretas e consolidadas entre as duas partes.
Cesar Sampaio, gerente de futebol do Palmeiras (Foto: Rodrigo Faber / Globoesporte.com)Cesar Sampaio, gerente de futebol do Palmeiras
– Nossa agenda administrativa não para. Diariamente somos comunicados por clubes com interesses em alguns atletas nossos. Hoje vivemos uma infelicidade porque priorizamos a Copa do Brasil, tivemos lesões que impossibilitaram que utilizássemos o time ideal em vários momentos. Agora é algo sigiloso. Vamos oficializar quando algo se encaminhar, mas posso dizer que estamos trabalhando – esclareceu Sampaio.
Poucos jogadores do atual grupo vêm sendo poupados das recorrentes críticas da torcida. Autor de 28 gols nesta temporada, o atacante Hernán Barcos é o que mais caiu no gosto dos alviverdes. Na derrota por 3 a 2 para o Fluminense, no último domingo, os palmeirenses demonstraram revolta nas arquibancadas, xingando tanto a maioria do elenco quanto diversos nomes da diretoria.